Pesquisa de Talentos da Comunicação Brasileira

Nesta manhã recebi um convite por e-mail do portal Comunique-se em parceria com a Etalent para responder um questionário de análise comportamental, chamado "DISC", que analisa nossas capacidades de adequação, correlação, seleção, gestão e perfil executivo. O objetivo é mapear o perfil dos profissionais do mercado da comunicação brasileira. Interessante, não?

O teste consiste em selecionar palavras-chaves que tem mais e menos a ver com você, temos 12 minutos para responder, e repetimos o teste 1 vez, depois recebemos um PDF com o resultado, contendo gráficos, glossário e descrição, podendo ser utilizado na construção do nosso plano de carreira.

Eu adoro testes de personalidade, vocação, comportamento! Faço tantos que até já sei meu perfil. Mas sempre tenho esperança de ter melhorado um pouquinho. Meus problemas e habilidades eu já sei, preciso aprender o que preciso fazer para aproveitá-los a meu favor. Bem, vamos ao resultado - vou publicar somente a análise descritiva, pois minha análise completa tem 16 páginas, hahaha:

Foto: Pixabay


Comportamento

MELISSA é extremamente autoconfiante e sempre busca novas experiências. Prefere trabalhar em um ambiente informal, pois pode vir a se sentir desconfortável quando precisa se submeter a regras e procedimentos rígidos. Em alguns casos, assume naturalmente uma posição de destaque, conquistando as pessoas através de seu entusiasmo e sua personalidade sociável. (é, pena que isso não está me deixando exatamente RICA).

Motivação

Os fatores que motivam MELISSA são principalmente a oportunidade de ser o centro das atenções socialmente (posso discordar? detesto esse termo que aplicam a todos leoninos, rs), a possibilidade de implementar suas próprias idéias, sem depender de terceiros, e o alcance de resultados objetivos e rápidos. Essas três condições podem impulsionar em muito sua efetividade e evidenciar seu talento para a liderança. Porém, lidar com situações formais, sob regras estritas ou com pessoas menos dinâmicas são especialmente desestimulantes para MELISSA.

Subordinação

Um perfil forte como o de MELISSA raramente reage bem a uma gerência autoritária, o que pode trazer conflitos quase que incontornáveis e que afetarão negativamente a produtividade no trabalho. Porém, mesmo não autoritária, a gerência deve ser firme e afirmativa, não permitindo desafios à sua liderança, mas sabendo dar a MELISSA liberdade suficiente para que ela produza bem em sua função. O gerente deverá negociar com MELISSA objetivos e metas a atingir e orientá-la quanto a certos parâmetros de precisão e de regras, que ela não costuma observar. Se o gerente encontrar o ponto de equilíbrio correto entre liberdade e controle, potencializará a realização de MELISSA. (AMEI! Muito eu)

Pontos fortes

O ponto forte da atuação de MELISSA é seu lado extrovertido. Ela se sente à vontade em situações sociais, e sabe expor suas idéias de maneira clara e agradável. Demonstra um entusiasmo capaz de contagiar quem a ouve falar, desde integrantes de sua equipe até novos clientes. Quando diante de uma situação de conflito, sabe argumentar muito bem, resolvendo as disputas sem precisar entrar em confrontos diretos. (HAHAHA, ri de nervoso - situações de estresse me deixam ESTRESSADA, não me venha com 'sabe trabalhar sob pressão', vai ***)

Pontos a melhorar

Detalhes e precisão não são pontos fortes do estilo de MELISSA. Ela tem uma forte orientação para a comunicação com as pessoas e exibe tanta auto-confiança que não se preocupa com particularidades, às vezes importantes no tratamento de um problema. MELISSA não atenta para mudanças ao seu redor e pode exibir um entusiasmo que, apesar de contagiar muitas pessoas, comunica certa impulsividade e falta de estruturação para outras de direcionamento mais técnico. (ok. Quero e PRECISO melhorar nisso)

Comunicação

Muito extrovertida e aberta, MELISSA tende a fazer das relações sociais o foco principal de sua vida. Ela se interessa muito em conhecer novas pessoas, estreitar relacionamentos já estabelecidos e dar vazão a toda sua expressividade. Não perde oportunidade para exercer sua popularidade (é estranho ouvir esse termo: popularidade. Acredite, sempre me esquivei da 'popularidade'. Quero ajudar OUTRAS pessoas a serem populares. As pessoas certas.), e, em determinadas situações, pode dar menos atenção às tarefas e objetivos práticos só pelo prazer de conviver e interagir com aqueles que a rodeiam.

MELISSA quer impressionar pelo sucesso em suas atividades e sempre tem algo a dizer a respeito de suas vitórias, que faz questão de celebrar. De fato, entusiasmo não lhe falta para tanto. Apesar de demonstrar certa paciência, quando necessário, não comunica essa atitude o tempo todo, pois sua agitação natural faz com que ela mostre que sua tendência natural é mais para falar e agir do que para ouvir.

Decisão

MELISSA possui características de autoconfiança e entusiasmo tão potencializadas que influenciam muito seu modo de tomar decisões. Elas costumam ser rápidas e, muitas vezes, tomadas de forma impulsiva. Mesmo tendo que rever alguma posição tomada posteriormente, MELISSA confia em sua capacidade de persuasão para convencer as pessoas de suas escolhas. (Yeah!)

Planejamento e Organização

A grande confiança em si mesma é o traço mais marcante do perfil de MELISSA e isso pode levá-la, algumas vezes, a não cuidar muito do planejamento e organização dos processos em sua área, pois acredita que saberá contornar qualquer problema que surgir. Ela não aprecia trabalhar com detalhes e pode assumir mais riscos do que o necessário, devido à sua impetuosidade natural. MELISSA prefere a ação à elaboração de análises complexas e planejamentos estruturados, utilizando seu alto poder de comunicação para executar os projetos dos quais participa. (oops)

Liderança

Muita interação social e pouca exigência de precisão marcam o estilo gerencial de MELISSA. De fato, ela prefere ser vista como uma gerente popular e persuasiva a ser encarada como uma executiva firme e enérgica. O grande entusiasmo dela pode fazer com que assuma compromissos além de suas possibilidades, o que pode causar alguma insatisfação em sua equipe. Nesse caso, MELISSA utilizará seu poder de persuasão para engajar seu grupo e desfazer qualquer desentendimento. (puxa, resumiu minha VIDA).

Comentários

+ Lidas